domingo, 1 de abril de 2012

Coleção Abril Clássicos de Literatura Juvenil

Olá amigos, quem me conhece já sabe que além de leitor apaixonado eu sou também um colecionador de livros. Meu sonho é transformar um dos quartos da minha casa em uma biblioteca e ter todas as paredes forradas de livros, do chão ao teto, e para isso eu sempre falo para os meus amigos que eu aceito doações de livros. Não importa o tema, pode ser do que for que eu aceito mesmo. Com o preço dos livros aqui no Brasil não é pra menos né.
   Bom, pedir é fácil, mas ganhar que é bom mesmo quase nunca. Então um dia o meu amigo Leonardo Moccia me disse que tinha uns livros que a mãe dele guardava há muitos anos e que ela estava disposta a doar por não ter mais onde guarda-los. Sem pensar eu me prontifiquei a pegar os livros na hora.
   Quando alguém tem uns livros antigos pra te dar, a primeira coisa que vem na cabeça é que devem ser obras pouco conhecidas, difíceis de ler, ou caindo aos pedaços. Imaginem a minha surpresa quando fui buscar os livros e me deparei com a Coleção Clássicos da Literatura Juvenil da Editora Abril. A coleção tem livros fantásticos como Moby Dick, A Ilha do Tesouro e Ben-Hur. Isso só para citar alguns, pois a coleção tem 50 volumes e a que eu ganhei está completa e todos os livros estão em ótimo estado de conservação.
   Só por ter ganhado 50 volumes eu já estava muito feliz, mas ao avaliar os livros eu descobri que eles eram um verdadeiro achado. Todos eles são primeiras edições do copyright da Editora Abril e o mais antigo tem 40 anos. A coleção foi lançada quinzenalmente começando em novembro de 1971 e foi até 1973.
   Cada livro é um clássico literário e alguns ainda têm uma particularidade que os torna ainda mais raros. O terceiro volume se chama As Aventuras de Tom Sawyer do autor Norte Americano Mark Twain. O que tem de especial nisso? Tem o fato de a tradução ter sido feita por ninguém menos que Monteiro Lobato. Muito legal.
   Além disso, todos os livros têm ilustrações muito bacanas para ajudar nossas mentes na concepção da aparência dos personagens e lugares.
   Como a maioria dos livros foi impressa antes dos acordos ortográficos a maioria das palavras foram escritas de uma forma que eu nunca havia visto. Em breve eu espero ler algum deles para poder fazer a resenha aqui no blog, com tantos clássicos eu acho que a dificuldade será só escolher qual deles.
   Para quem ficou com vontade de ler um desses clássicos, a Editora Abril lançou recentemente uma colação chamada o prazer da leitura. As coleções são basicamente iguais, mas nesta mais nova só serão lançados 22 volumes.
   Por fim, gostaria de agradecer o Leonardo pelo grande presente.
   Até o próximo post.

19 comentários:

  1. Fantastico Chicao... te cedi essa coleção com muito gosto, pois sei que voce cuidará muito bem dela, e tambem por ajudá-lo no seu objetivo de ter sua propria biblioteca. Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moccia,
      Com toda a certeza eu vou cuidar deles com todo o respeito que esses quarentões merecem.
      Mais eu vez obrigado!
      Abs.

      Excluir
  2. Assim que terminar a leitura da "trilogia de cinco do O Guia do Mochileiro das Galáxias" vou gostar muito de visitar sua biblioteca. rs

    ResponderExcluir
  3. Francisco,
    Nesse exato momento preciso confessar que estou com inveja de você!! Como assim alguém dispensa uma coleção como essa?
    É muita sorte esses livros caírem no colo de alguém que valoriza a leitura!
    Não esquece de me convidar para a inauguração da sua biblioteca um dia!
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila,
      Pode deixar que seu convite já está garantido. Com certeza vai ser no meu sítio em Itapecerica da Serra e você aproveita a integração Cultura e Natureza tudo em um único pacote.
      Beijos!

      Excluir
  4. Poxa que legal. Eu também estou disponível para doações quem quiser me doar algum livro só é entrar em contato: elainefsa02@hotmail.com rsrsrsrsr.
    Francisco você é um sortudo, eu também amo livros e sonho em ter uma biblioteca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elaine.
      Obrigado pela visita.
      Realmente eu tive muita sorte em ganhar tantos livros de uma vez só. Espero que isso se repita sempre.
      :D

      Excluir
  5. Cara, ganhaste os cinquenta volumes da Colecão Clássicos da Literatura Juvenil! O máximo! Meu pai comprou somente o volume 2, O Conde de Monte Cristo, do Alexandre Dumas, numa bela traducão-condensacão de Miecio Tati (1913-1980), em 1972. Comecei a comprar separadamente, em sebos, minha própria colecão. Alguns exemplares estão em péssimo estado, mas fazer o que?

    Abracos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antônio,

      Espero que você consiga encontrar o máximo possível desses livros pois eles são realmente incríveis.
      Tive muita sorte em ganhá-los.

      Abraço!

      Excluir
  6. Se você for ver, o último,Tom Jones, número 50, foi traduzido por Clarice Lispector e ele quase foi censurado com a tradução de Aventuras de Tom Sawyer de Cecília Meireles, que não conseguiu passar a barreira imposta na época.

    ResponderExcluir
  7. Talvez você se interesse, então, em ler as resenhas que fiz sobre a coleção. http://www.classicosdaliteraturajuvenil.blogspot.com Se visitar, deixa um recadinho pra eu saber que você passou por lá! Abçs. Fabiana Tavares

    ResponderExcluir
  8. Estou emocionada, parabéns a você e ao Leonardo que fez a doação, na época consegui comprar até o volume 24 e nos anos 80 acabei doando também por falta de espaço. Consegui em um sebo o volume 5 Dom Quixote, mas confesso que gostaria de encontrar mais alguns títulos. Felicidades, um abraço

    Isa Milanez

    ResponderExcluir
  9. Estou emocionada, parabéns a você e ao Leonardo que fez a doação, na época consegui comprar até o volume 24 e nos anos 80 acabei doando também por falta de espaço. Consegui em um sebo o volume 5 Dom Quixote, mas confesso que gostaria de encontrar mais alguns títulos. Felicidades, um abraço

    Isa Milanez

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigado Isa.
    Fico feliz por sua visita ao blog e saber que compartilhamos do mesmo sentimento em relação aos livros.
    Seu comentário me deixou com vontade de voltar a postar no blog.
    O trabalho e o horários apertados me afastaram dele por muito tempo.
    Felicidades pra você também!

    Francisco.

    ResponderExcluir
  11. " tbm tenho alguns livros dessa coleção, eu me lembro que foi meu primeiro livro que comprei, A Ilha do Tesouro" e ainda tenho ate hoje, na epoca comprei varios volumes, mas infelizmente nao completei, nao foi minha supresa q outro dia encontrei varios exemplares em um sebo, ótimo estado e o melhor quase de graça, nao perdi tempo arrematei alguns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edna, que bom que você conseguiu achar mais alguns exemplares. Devido a idade da publicação, acredito que com um pouco de busca você consiga encontrar a maioria deles nos sebos.
      Obrigado pela visita.

      Francisco.

      Excluir
  12. Uau! A biblioteca da minha escola também tinha a coleção completa. Já li vários e posso garantir que são ótimas adaptações, pois também tive a chance de ler as versões originais. Alguns desses livros são difíceis de encontrar separados, você realmente deu muita sorte :)

    ResponderExcluir
  13. Olá ! Eu li toda essa coleção quando era criança ! Meu pai comprou no jornaleiro e guardou para mim , quando eu aprendi a ler ele me deu a coleção . AMEI . Li todos . Perdi os livros . Encontrei-os num sebo , comprei e guardei . Meu filho os descobriu e já leu todos . Vive com eles para cima e para baixo ! Lendo e relendo ! Ele tem 12 anos ! ;)

    ResponderExcluir