quinta-feira, 5 de abril de 2012

Eu Sei o Que Você Está Pensando – John Verdon

  Olá meus amigos. Estou feliz por poder fazer mais um post para O Literata, esse post é sobre um livro que terminei de ler nesse exato instante. Queria postar já ontem só que não consegui terminar de ler o livro até agora mas valeu a pena.
   O livro de estreia de John Verdon é sensacional, primeiro por se tratar de um thriller policial (tema que eu adoro) e segundo porque a ideia original do livro é realmente original. Rs.
   Imagine receber uma carta de um remetente desconhecido, na carta está escrito o seguinte:


Você acredita em destino? Eu acredito, porque achei que nunca iria vê-lo de novo, até que um dia... ali estava você. Tudo voltou: O Modo como você fala, como se mexe – e, acima de tudo, como pensa. Se alguém lhe dissesse para pensar em um número, sei em que número você pensaria. Não acredita? Vou provar. Pense em qualquer número de um a mil – no primeiro número que lhe vier à mente. Visualize-o. Agora veja como conheço seus segredos. Abra o envelope pequeno.


  Imaginou? Pensou em um número? Agora imagine a sua surpresa em descobrir que o número que você acaba de pensar está impresso dentro do envelope pequeno...
   Essa é a temática do livro e a carta foi enviada a um amigo de faculdade de Dave Gurney, investigador aposentado da policia de Nova York. Após se aposentar, Gurney se mudou para uma cidade rural com sua esposa Madeleine para tentar viver sua aposentaria longe dos caçadas que o fizeram famoso na polícia, ele era especialista em assassinos em série.
   A visita de seu antigo amigo de faculdade Mark Mellery, acaba colocando Gurney na cola de um assassino impiedoso e tão inteligente que não se sabe se será possível prendê-lo.
   Como é comum em minhas resenhas, eu não dou muitos detalhes do enredo, pois meu intuito é que você leia o livro. Mas devo dizer que esta trama é repleta de sacadas interessantes que o autor foi semeando no livro e que foram me surpreendendo a cada página.
   Em um livro de investigação é comum que só o protagonista tenha profundidade, mas nesse livro vários personagens tem uma composição bem ampla. Um destaque especial vai para a esposa de Gurney, Madeleine. Ela é uma personagem tão complexa que no começo os leitores sentem um pouco de repulsa para com ela, mas no decorrer do livro passamos a conhecê-la mais a fundo e eu passei a gostar muito dela e torcer para que tudo desse certo no final.
   Em livros como esse isso nunca é garantido. A relação dos dois é tensa de uma forma que me deixava desconfortável, era como se eu estivesse assistindo uma briga de casal em público e isso sempre me deixa constrangido.
   O livro é recomendadíssimo e não duvido que logo ele apareça nos cinemas do mundo afora. Trama para isso ele tem de sobra. Se puder, não deixe de ler.
   Até o próximo post.

4 comentários:

  1. Mas uma bela resenha Francisco. Meus parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Thiago.
      É bom saber que você ainda arruma tempo para ler meus textos.
      Abraço.

      Excluir
  2. Oi Francisco,
    Adorei a indicação!
    Estou um pouco cansada dos livros adolescentes e entrei numa fase policial! Vou anotar a dica!
    Beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila.
      Tenho certeza que você não vai se arrepender.
      Beijos.

      Excluir