quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Apocalipse Z

   E se eu te convidasse para ler um livro cujo personagem principal não tem nome?
   E se eu te dissesse que esse personagem passa grande parte do livro em completa solidão e cercado de pessoas ao mesmo tempo?
   E se isso fosse o início do apocalipse? Um apocalipse de zumbis.
   O inicio do texto parece meio doido, mas é proposital, falar de Apocalipse Z não pode ser de outra forma, pois o livro é um verdadeiro carrossel de emoções. O mundo está entrando em colapso, um vírus maldito é liberado em uma instalação do Daguestão, um país que é ex-membro da antiga união soviética.
   Até aí você pode pensar: “Mais uma história de Zumbis”, no entanto esse livro tem um formato que o diferencia dos demais, ele foi escrito como se fosse um blog. Isso mesmo, os fatos do livro são narrados sempre depois de terem ocorrido e não durante a ação como é comum. O mais legal dessa fórmula é que alguns capítulos começam assim: “Hoje eu quase morri outra vez”, só durante o capítulo é que você vai entender o que aconteceu com o cara.
   Outro fator que é interessante é que o personagem principal não é uma Alicia (Resident Evil) da vida. O cara é um ser humano comum e nem sabe usar uma arma de fogo.  Uma pitada a mais de tensão em um ambiente que já tenso ao limite. Os capítulos são curtos, como é comum em blogs e não existem passagens de tempo longas demais, o que aumenta a sensação de não saber o que vai acontecer a seguir. Você se sente totalmente no escuro, tateando em busca da luz que nesse caso pode revelar criaturas que você talvez não esteja a fim de ver.
   Outro fator que me chamou a atenção é que o autor Manoel Loureiro é espanhol e ambienta seu livro na região da Galícia Espanhola, e passa por cidades como Vigo, Pontevedra e Barcelona. Se você está acostumado com invasões de Zumbis americanos como em Resident Evil e Walking Dead não vai se decepcionar por esse livro não se passar nas Américas.
   Diversão, momentos de tensão e muitos sustos estão te esperando em Apocalipse Z. Não deixe de ler.
  P.S: Gostaria de mandar um abraço a todos os que acompanham esse blog do outro lado do mundo, temos visitas freqüentes dos Estados Unidos, Alemanha, Portugal, Hungria, Canadá e Cingapura. Espero que todos os Brasileiros que moram fora do País se sintam um pouquinho mais perto de casa lendo este blog. Grande abraço!
   Francisco de Souza. 

4 comentários:

  1. Não vi esse livro ainda, apesar de muitos livros para ler, esse ficara para depois....

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Philip.
    Realmente o mercado está cheio de bons livros para ler. Mas posso garantir que esse vale a pena.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Uma boa história de zumbis não pode se desenrolar apenas em torno dos monstros. Oq me chamou atenção em Apocalipse Z é quando o personagem principal se dá conta de que não vai ter que lidar apenas com os cadáveres reanimados, mas também com situações comuns como: fome, doenças, necessidades fisiológicas e até sexuais. Ao contrário de Resident Evil os personagens desta trama são verossímeis. Recomendo a leitura. Já estou pronto para a sequência.

    ResponderExcluir
  4. Vini
    Já estou lendo a continuação e o elemento humano se torna mais importante ainda. Você descobre que o zumbis são só uma parte do problema.

    ResponderExcluir