segunda-feira, 25 de abril de 2011

Carrie, A Estranha

   O mundo todo só fala em uma coisa: Bullyng. Com certeza vocês sabem o que é. Mas, se alguém aí estiver vivendo em Marte ou Saturno rs... vou mandar uma breve descrição sobre o assunto.

   Bullyng,é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully - «tiranete» ou «valentão») ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender.

   Mas não é de hoje que isso ocorre. Desde que inventaram as escolas os valentões já estavam por lá tentando se afirmar em cima dos mais fracos. Um dia, brincando com a minha amiga Camila do blog Leitora Compulsiva eu disse que para aproveitar essa onda de bullyng e vampiros boa pinta que dominam a mente dos adolescentes, eu iria escrever um livro sobre bullyng paranormal. A Camila me disse que a formula poderia até ser lucrativa, porém, o que me lembrei depois é que o mestre Stephen King no ano de 1974 já havia feito isso, e com a grandeza de sempre.
    
 O livro se chama Carrie a Estranha, mesmo nome do filme que foi rodado em 1976 com direção de ninguém menos que Brian de Palma. Por aí vocês já tem as credencias da história.

   É difícil fazer um resumo da trama sem dar certos spoilers, e essa com certeza não é minha intenção, o que posso dizer além de recomendar a leitura do livro que vale muito a pena, é que ele conta a história de uma menina chamada Carietta”Carrie” White. Ela é uma menina deslocada da sociedade, sua mãe é uma religiosa fundamentalista que inflige todo tipo de abuso físico e mental sobre Carrie.

   Na escola, a vida de Carrie não é mais tranqüila, ela também é atormentada pelos colegas pelo fato de ser muito tímida e retraída. Sua principal antagonista é Chris Hargensen, uma menina rica e mimada que vive hostilizando todos os colegas que ela considera “deslocados”. No livro, ocorrem vários eventos que ilustram o tormento emocional que é a vida de Carrie. Até esse ponto você está pensando que só mais história de bullyng, mas é nesse ponto que a imaginação extraordinária de Stephen King entra em cena e por meio de flashbacks Carrie descobre que desde pequena tem um dom, a Telecinese, e isso deixa a trama muito interessante. Enquanto os abusos físicos e psicológicos acontecem dentro e fora de casa, Carrie começa a aprender a controlar sua habilidade de mover as coisas com o poder da mente.

   Diz o ditado que não há nada tão ruim que não possa piorar, é exatamente isso que acontece quando Chris Hargensen resolve pegar mais pesado e humilha Carrie durante o baile da primavera, na frente da escola inteira. Isso desencadeia uma serie de eventos que vai mudar para sempre vida de toda a cidade de Chamberlain.

   Não dá pra contar muito mais sem estragar as surpresas. Apesar de ser um dos livros mais banidos nas escolas Norte-Americanas e ser recusado por várias editoras o livro se tornou um grande sucesso que é a marca dos trabalhos de Stephen King. É uma obra com o intuito de entreter, mas nos faz pensar se nossas crianças, filhos ou sobrinhos, são vítimas ou agressores em casos de bullyng
   
   O livro é antigo (já está com o preço bem acessível) e vale a pena ser lido, tenho certeza que vocês irão gostar.

3 comentários:

  1. Depois dessa, vou ter que ler esse livro!!!
    Isso mostra que a idéia não é ruim!! rs...
    Beijos
    Camila

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Vi seu recado no blog, poderia fornecer um e-mail de contato, pode utilizar o mural do blog para informá-lo.

    www.apaixonadaporlivros.com

    Abçs

    ResponderExcluir
  3. Camila,
    Você não sabe o que está perdendo.
    O livro é muito bacana.
    Tem a marca de Stephen King.
    Beijos.

    ResponderExcluir