quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Um Caso Arquivado – Philip Gourevitch

   Quando decidi escrever esse blog, uma das minhas ideias fundamentais era indicar para meus leitores livros que haviam marcado a minha vida de alguma forma. Na minha ingênua forma de pensar, eu seria um arauto da literatura, com a missão de divulgar os melhores livros para quem precisasse de uma boa dica.
   O que o passar do tempo à frente desse blog me revelou foi que eu aprendo muito mais do que sou capaz de ensinar e recebo melhores indicações de livros do que sou capaz de dar.
   Uma dessas indicações de peso eu recebi de um grande Jornalista do qual tenho a honra de ser colega de trabalho e talvez um dia possa conviver com ele a ponto de poder chamar (não sem uma pontada de orgulho) de amigo. Essa cara genial já esteve no comando das redações de revistas como VIP, Contigo, Riders etc. Seu nome é Edson Rossi, confira uma entrevista muito bacana feita pela revista Mensch clicando aqui. Pois então, ontem estava trabalhando e o Edson passou pela minha mesa parou e disse: “Trouxe esse livro pra você. É muito bom.” Ele não poderia estar mais certo. Mas vamos falar do livro:
   O também jornalista Philip Gourevitch nos leva em um maravilhoso mergulho na Nova York das décadas de 60 e70. Sua narrativa conta a história real de um duplo homicídio que ficou arquivado por quase trinta anos e a justiça só foi feita porque um policial mais do que resignado decidiu que não poderia se aposentar sem colocar o assassino atrás das grades.
   A narrativa acompanha todos os passos da investigação empreendida pelo policial Andy Rosensweig que não aceitava o fato de a polícia arquivar o caso pelo simples fato de “presumir” que o assassino já estivesse morto.  Ler esse livro me fez percorrer novamente as ruas de Hell’s Kitchen e Little Italy. Lugares onde já havia estado em companhia dos Corleones de Mario Puzzo.
   O mais fantástico dessa história é que todos os personagens são reais, encantadores ou monstruosos, mais acima de tudo reais. A narrativa é tão fluida e rica que quase podemos sentir o cheiro daquelas ruas infestadas de vagabundos e Gangsters. Outro ponto favorável desse livro é que o autor coloca os pontos de vista de todos os envolvidos, desde investigadores, passando pelo criminoso e até seu defensor foi abordado e esse advogado acrescenta uma série de diálogos excelentes.
   O livro é relativamente pequeno, têm apenas 140 páginas, é de leitura tão fácil que eu o terminei em apenas duas noites.
   Recomendo a leitura desse livro reportagem que além de tudo que já disse ainda mostra a evolução da polícia Nova Yorkina desde os tempos de corrupção financiada pela máfia até os dias de hoje.
   Até o próximo post.

8 comentários:

  1. Poxa, comentário mais que generoso. Obrigado. E vou atrás do "Gostaríamos de Informá-los de que Amanhã..." Acho que vc vai gostar muito. Abração, bons posts. Edson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edson.
      Muito obrigado pelo livro. Mais um ótimo livro pra minha coleção.
      Abraço!

      Excluir
  2. Caramba,
    Fiquei muito curiosa por esse livro!
    Realmente uma das vantagens de se ter um blog são as descobertas que fazemos de livros incríveis! Recentemente li Cosmópolis, indicado por uma das minhas leitoras! O livro é muito bom, embora seja piração total!! hehehe
    Beijos
    Camis
    Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é né Mila, cada dia nos surpreendemos com livros que nem imaginávamos que existissem. Sorte que vivemos cercados de leitores compulsivos para nos ajudar. Fiquei triste com a derrota do meu time ontem no Super Bowl. kkk.
      Beijo.

      Excluir
  3. Oi Francisco! Indicação anotada!!!
    Adoro livros policiais e este parece realmente ótimo pelo que pude depreender da sua resenha :)

    Não o conhecia, mas adicionei as futuras leituras!

    Beijos
    Adriana - Mundo da Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana,
      O livro é realmente muito bom, soube que esse jornalista se envolve muito nos casos que está investigando. Estou ansioso para ler outros livros dele.
      Beijos.

      Excluir
  4. Que livro interessante, parece ser um daqueles que a gente só consegue dormir se deixá-lo na cabeceira da cama.

    thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flávia.
      É bem isso mesmo, mas como ele é curtinho dá pra ler rapidamente.
      Beijos.
      Francisco.

      Excluir