quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

A Rainha do Crime – Agatha Christie

   Hoje vou escrever sobre um dos temas literários que mais me apaixonam: Suspense Policial.
   Esse gênero tem adeptos em todo o mundo e é responsável por trazer à luz da fama alguns dos maiores nomes da literatura de todos os tempos. Eu poderia encher muitas páginas com nomes de grandes autores desse gênero, mas entre todos vamos falar da autora que mais se destacou e ficou conhecida como a Rainha do Crime, Agatha Christie.
   Agatha Christie é uma autora inglesa que escreveu mais de uma centena de livros que alcançaram sucesso internacional. No entanto, quando pensamos em livros sobre detetives logo nos lembramos de Sherlock Holmes, mas claro que você sabe que Sherlock é criação do também britânico Sir Arthur Conan Doyle. Ao contrário de Doyle que escreveu sua obra toda baseada em Sherlock e seu amigo Dr. Watson (quem não se lembra da célebre frase: “É elementar meu caro Watson”)
    Por outro lado, Agatha Christie criou quatro personagens investigadores e dois deles não poderiam ser mais peculiares. O primeiro e mais famoso de todos é o detetive Belga Hercule Poirot, um verdadeiro mestre no uso de suas famosas células cinzentas para deduzir coisas onde só veríamos cortinas de fumaça. A segunda é Miss Marple, uma solteirona que tem o hábito de comparar situações e pessoas do seu passado para desvendar os mistérios que atormentam seus vizinhos e amigos.
   Conhecer a fundo a obra de Agatha é conhecer também a natureza humana, pois em seus livros encontramos muito de Psicologia. É possível comparar alguns de seus personagens com pessoas que conhecemos ao longo da nossa vida.
   Seus livros retratam uma Inglaterra das décadas de 30, 40 e 50 em todo o seu esplendor, mesmo após a devastação da Segunda Guerra Mundial.

   Minha historia com Agatha Christie começou quando eu tinha treze anos de idade e a Editora Altaya Record lançou uma coleção em bancas de jornal com os principais títulos da Rainha do crime. Eu me lembro de que os lançamentos eram semanais só e que no volume um vieram dois livros: O Assassinato no Expresso do Oriente e A Mansão de Hollow. Minha irmã Elisabete comprou o volume um e me deu, depois, todas as semanas eu pentelhava meu irmão Ailton para comprar os volumes seguintes. Na minha família ninguém era adepto dos livros, mas meus irmãos foram os responsáveis por me dar condições de desenvolver esse vício que carrego comigo desde então. Ao todo a coleção teve 63 volumes dos quais eu só perdi um, e dos 62 que tenho eu já li 42. 
   Agatha Christie é uma das autoras mais vendidas do mundo, suas obras atingiram a incrível soma de dois bilhões de exemplares vendidos. Seus livros alcançaram sucesso nas livrarias, nos cinemas e até nas salas de teatro.  Inclusive um de seus livros recebeu uma adaptação para o teatro que entrou para o Guinness Book of World Records como a peça de teatro com mais tempo em cartaz. 
   The Mousetrap estreou em 25 de Novembro de 1952 no Ambassadors Theatre em Londres, em 25 de Março de 1974 foi para o St. Martin's Theatre, e continua lá até hoje.
   Sem sombra de duvida Agatha é uma das autoras mais cultuadas da Inglaterra e logo mais vou começar uma série de posts com as obras que já tive o prazer de ler. Se você ainda não leu nenhum livro de Agatha Christie não perca mais tempo, ele vai te ajudar a esquecer daquela velha historia de que em livros de mistério o suspeito número um é sempre o mordomo.
   Um fato curioso é que dos 42 livros que li dela em nehum eu consegui descobrir o assassino. Kkk
   Se vocês tiverem alguma preferência sobre a primeira resenha sobre Agatha Christie é só deixar um comentário com o nome do livro que se eu já tiver lido eu faço a resenha dele, se não, eu leio, porque essa é uma autora que não se torna enjoativa, pois nunca se repete.
   Até o próximo post.

15 comentários:

  1. Você já leu 42? Bem, eu já li 5, rs.
    Tem dois resenhados lá no blog (:

    Eu aaaamoooo Agatha Christie, muita gente critica, mas a mulher tinha uma mente espetacular. Também não consigo descobrir quem é o assassino e jamais me canso de me surpreender.

    www.amorporclassico.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Millena.
      Muito obrigado pela visita. Acredito que as críticas em relação ao trabalho de Agatha Christie sejam pelo fato de compararem a obra da autora com as obras de Conan Doyle e seu insuperável Sherlock Holmes. Na minha opinião ambos autores tem seu estilo e a única coisa que os aproxima é seu gênero literário. Vou dar uma passada no seu blog para ler suas resenhas da Agatha ok.
      Beijos.
      Francisco - O Literata.

      Excluir
  2. Olá, Francisco, tudo bem?
    Conforme prometi – avisar sempre que tivesse alguma novidade – aqui está. Peço desculpas adiantadas por postar um comentário no post da Agatha, mas isso também tem seu motivo, que verá mais abaixo.
    Divulguei recentemente um pequeno vídeo no Youtube falando um pouco mais do livro A Elite e mando o link para que confira! Alguns temas que ali tratei foram até alvos de comentários em sua resenha, que gostei bastante. O link é esse aqui - http://www.youtube.com/watch?v=V3gHwK60zyY
    Claro que, pelo tempo do vídeo e coisas mais, não consegui falar tudo que gostaria, mas é uma pitada a mais para o nosso papo literário.
    A propósito, tenho acompanhado o blog mais de perto e tenho gostado demais. Fiquei tentado a ler o 72 horas para morrer, mas minha cabeça viajou no post do “Um caso arquivado”. Não sei se pelo tom de jornalismo literário que você descreve, pela época em que se passa ou mesmo pelo ambiente urbano, que eu adoro, mas o certo é que o tema me capturou e com certeza lerei este livro (que entrou na fila, mas já pulou alguns assuntos para frente em relação a outros rs).
    Quanto ao post da Agatha, acho interessante quando você descreve histórias bem pessoais no meio do assunto “livros”. Claro que toda crítica que faz é uma visão única, sua, com aspectos compartilhados ou não, mas saber o pano de fundo onde a coisa ocorreu dá um tempero a mais pro teu texto, a gente conhece mais quem nos escreve e entende os porquês de um outro jeito, se identificando mais até.
    Como sugestão de resenha da autora em questão fica “O caso dos dez negrinhos”. Para falar a verdade, preciso reler o texto, mas eu também tenho meus motivos para sugeri-lo. Claro que envolve bons tempos de escola e amores adolescentes, mas isso é outra história.
    Parabéns pelo blog e obrigado novamente.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renan.
      Fico muito feliz pelo comentário e em saber que você está acompanhando o blog. Já assisti ao vídeo e achei muito bacana, é legal ouvir o autor falando sobre as suas motivações no processo de criação de sua obra. Quanto a sua sugestão de resenha não poderia ser melhor, O caso dos Dez Negrinhos foi um livro que marcou bastante a minha trajetória como leitor de Agatha Christie.
      Abraço.
      Francisco - O Literata

      Excluir
  3. Oi Francisco,
    Sem dúvida nenhuma os livros da Agatha Christie são essenciais para os amantes da literatura policial!! As tramas criadas por ela são as únicas que realmente me surpreendem! Eu também nunca descobri nenhum assassino!! hehehe
    Uma pena que eu tenha lido os livros dela antes de criar o blog! Preciso retomar minhas leituras policiais!!
    Beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo Camila,
      Agatha Christie faz toda a diferença quando o assunto é texto policial. Como ainda tenho 20 livros dela que ainda não li acho que posso dar um estímulo pra você retomar suas leituras de livros policiais fazendo alguma resenha de um livro que você ainda não tenha lido, se tiver alguma sugestão é só mandar.
      Beijo.
      Francisco - O Literata.

      Excluir
  4. Olá Francisco, meu nome é Felipe, e eu andei pesquisando por ai, e pelo que eu saiba, a editora Altaya Record, publicou 88 livros da Agatha, segue um link da onde tirei essas suposições, para autenticar eu copiei os nomes e joguei no google imagens e apareceu, queria saber se tem mesmo ou não.
    Grato Felipe
    http://todaoferta.uol.com.br/comprar/colecao-agatha-christie-altaya-a-maioria-lacrados-com-73-v-SA9PKZDFKF#rmcl

    ResponderExcluir
  5. Olá Felipe.
    Fico feliz que o tema do post tenha aguçado seu interesse a ponto de procurar pelos livros. Com base na sua informação eu fiz uma pesquisa com outros colecionadores e o que pode apurar foi o seguinte: A Altaya fez ao todo três lançamentos diferentes dessa coleção e em cada lançamento haviam volumes diferentes umas das outras. Isso torna extremamente complicado precisar quantos livros existem com essa encadernação pois duas dessas coleções não foram completadas. A que eu segui divulgava no encarte de lançamento um total de 62 volumes mas na verdade foram lançados 63 (vai entender né). Estive em alguns sebos e comprei alguns volumes de outras edições que eram inéditos para mim e a maioria dos livros que estão em vermelho no anúncio que você viu eu tenho. Mas tem alguns ali que são verdadeiras moscas brancas de olhos verdes. Espero ter elucidado suas dúvidas, mas se restaram algumas é só mandar que eu respondo.
    Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  6. ola Francisco.
    Meu brother me diga onde consegue uma coleção como a sua da Agatha Christie da editora Altaya, e quanto custa esta coleção....

    Grato

    ResponderExcluir
  7. Olá Francisco!

    Seria pedir muito vc colocar a lista dos 62 títulos dessa coleção?
    É que estou atrás deles. Já consegui uns 20 + ou - em sebos e preciso saber os demais títulos que me faltam.
    Agradeço
    Cida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui tem a lista de todos os livros publicados pela Agatha Christie pela Altaya em suas publicações.
      http://www.cin.ufpe.br/~pmgj/agatha/livros.html

      Excluir
  8. Olá Francisco.

    Estou apaixonada pela sua coleção, é linda!
    Comecei a minha a pouco tempo, e já estou tendo muita dificuldade de encontrar alguns títulos. Se você tiver algumas dicas, ficarei muito grata!

    Minha sugestão para a resenha é O caso dos dez negrinhos e/ou Os crimes ABC (dos que li, são meus favoritos).

    Abraços
    Sara

    ResponderExcluir
  9. Opa, tudo bem?
    Cara, eu sou louco por Aghata Christie, estou começando minha coleção,desta mesma Editora, já tenho alguns, mas estou desesperadamente atrás do meu Livro dela Favorito, o caso dos Dez Negrinhos.
    Vc conseguiria me ajudar a encontrar este Livro deste edição ai? Da editora Record / Altaya.

    Obrigado. E parabéns pela coleção!

    ResponderExcluir
  10. Olá Francisco

    De fato,a Record /Altaya publicaram sim 88 livros completos da coleção A Rainha do Crime. Isso ocorreu entre os anos de 1996 a 1999 e depois de de 2000 e 2002,ou seja, duas coleções, e ambas COMPLETAS. Neste link você pode checar as edições com suas devidas capas, o que realmente perfaz 88 títulos diferentes,e não só 63 como você publicou.
    Link : http://www.cin.ufpe.br/~pmgj/agatha/livros.html

    ResponderExcluir