segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

A Elite - Renan de Simone.

   Olá queridos leitores. Um ótimo 2012 para todos nós!
   Quando recebi este livro das mãos do primo do autor eu não sabia muito bem o que esperar. Com o blog, é normal recebermos convites para lançamentos de livros e tudo mais. Isso (diga-se de passagem) me honra muito. É muito legal fazer parte das histórias de vida dos autores, ajudando nem que seja só um pouquinho na divulgação dos seus trabalhos.
   Infelizmente não pude prestigiar o lançamento do livro, mas tive acesso a um exemplar muito especial. Nada menos do que o livro com a dedicatória para os familiares mais próximos. Como não existem muitas resenhas sobre esse livro na net, acho que posso ajudá-los na hora de decidir se vai ler ou não este livro. Bom, vamos a ele!
   O livro conta a história de um grupo de amigos que se envolvem nas mais variadas situações. O autor tem uma narrativa simples e bem arranjada, tornando bem fácil a leitura.  A trama é narrada em primeira pessoa pelo personagem principal que se chama Ricardo. Outra coisa interessante do livro é ele é quase todo narrado em flashback. Vindo da adolescência dos personagens até a idade adulta.
   Além de Ricardo, o livro descreve com detalhes outros nove personagens, isso inicialmente, por isso eles eram chamados de A Elite dos dez. Com o passar dos capítulos, novos amigos entram na trama fazendo o grupo ser chamado somente de A Elite.
   Pensamentos, emoções, teorias malucas ajudam a compor os cada personagem em seu nível mais íntimo.
   O que mais me impressionou ao ler o livro foi a profundidade dos personagens, grande parte das situações que o autor põe no texto nos faz lembrar nossa própria época de escola. Quem nunca assinou uma camiseta de um colega no final de ano não é?
   Duas coisas que me incomodaram no conjunto da obra foram a imagem de capa e o título do livro. Não por serem ruins ou qualquer coisa do tipo. O problema é que os dois sugerem que se trata de um livro essencialmente de ação, essa foi a idéia que tive quando peguei o livro nas mãos. Hoje em dia não temos como não associar a termo Elite com algo voltado para esse tema. A arma e o mapa reforçam essa idéia prévia. Nesse ponto não sei se foi acidental ou intencional, o livro tem um pouco de ação sim, mas classificá-lo como livro de ação seria enganar o leitor. Portanto acredito que a editora errou na escolha da capa mais sem má fé (assim espero). Quanto ao título é justificável, pois é uma escolha particular do autor e o nome tem a ver com o texto e é citado inúmeras vezes na trama.
   Mas isso não é nada que torne o livro contra-indicado. A história é boa, muito bem narrada e traz um autor jovem começando sua carreira como escritor. Todos sabem que o que falta no nosso país é oportunidade para os jovens talentos publicarem seus trabalhos.  Eu mesmo já li um livro sensacional que foi rejeitado em várias editoras e até hoje não foi publicado.
   Até a próxima!

11 comentários:

  1. Boa dica. Fiquei curioso para saber se o livro se passa em algum lugar específico, ou se passa numa 'cidade' ficcional. Abração e bons posts.

    ResponderExcluir
  2. Bom você ter lembrado Edson, isso me deixou ocorreu também durante a litura do livro. Apesar de o personagem falar sobre sua cidade ele nunca menciona qual cidade é. Nem mesmo um nome é citado. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá Francisco!!!
    Finalmente tomei vergonha na cara e assinei a news do seu blog! Assim não perco mais nenhum post seu!!! Tá vendo, já estou colocando minhas resoluções de ano novo em dia!! hehehe
    Quanto ao livro, assim que vi a capa achei que o livro fosse sobre bandidos, assaltos, mortes! Teria passado direto por ele se você não tivesse dito que a história não tem nada a ver com a capa!! hehehe
    Obrigada pelos esclarecimentos!!
    beijos
    Camila - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  4. Oi Camila!
    Verdade mesmo, talvez essa escolha equivocada da capa acabe afastando alguns leitores potenciais.
    Fico muito feliz que você tenha assinado o blog pois a criação dele se deve em grande parte ao Leitora Compulsiva. Você é nossa madrinha aqui. Rs.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Pode ser então mesmo que a escolha da capa tenha sido equivocada, mas isso se vê aos montes, não é? Já li vários livros em que a capa não tinha muito a ver com a história.

    thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Flávia.
    Concordo. Isso também não é nada que desmereça o livro. Como disse no texto, a narrativa do Renan é muito fluída. As vezes sentava para ler um capítulo e acabava lendo uns quatro ou cinco sem conseguir parar. kkk.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  7. Oii, adorei seu blog, estou seguindo já, se puder, segue o meu?
    bmocassim.blogspot.com

    bjs.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, Francisco, tudo bem?
    Obrigado pelo recado no blog, mas eu já havia lido a resenha no início da semana. Infelizmente, por conta de umas coisinhas apressadas no trabalho, não consegui comentar logo de cara, mas já compartilhei!
    Gostaria de agradecer demais as resenha e crítica feitas. Para um autor, o que compensa todo o esforço feito são as leitura e reflexão sobre a obra.
    Vou comprar uma provocação e aproveitar para dar uma explicação, não uma justificativa de defesa, apenas um porquê.
    Achei curioso você falar do nome e da capa e confesso que foi quase motivo de divã rs
    Na verdade, o nome não tinha como ser mudado. Pensei muito a respeito, mas não achei nada que sintetizasse a obra o suficiente quanto este título. Se serve de consolo, eu também fiquei preocupado com a associação às outras "Elites", por assim dizer, mas eu escrevi este livro quando tinha 16 anos, ou seja, em 2003. Além de não achar um nome que o traduzisse tão bem, depois de tantos anos, seria estranho chamá-lo de outra forma rs
    Quanto a capa... a maior dificuldade foi pensar num quadro, um recorte da história para representar o livro todo. Como você mesmo disse, ele tem muitos pensamentos, emoções, teorias... é difícil concretizar isso em imagens. Optamos pela parte imagética mais "palpável" por assim dizer.
    Como já disse, não é uma defesa, apenas um pouco dos bastidores do livro para entenderem melhor as dificuldades que (quando o escrevi nem pensei nisso, claro!) se passa quando se vai publicar.
    Obrigado pelas palavras, elogios e, em especial, por levantar tais pontos de atenção. A gente sempre cresce com isso.
    Parabéns pelo trabalho no blog (confesso que comecei a acompanhar há pouco tempo, mas já viciei), é muito bom!
    Um abraço a você e a todos os leitores de O Literata.
    Se me permitir um espaço, estão todos convidados a conhecer o Mas... (renandesimone.wordpress.com).
    Um Feliz 2012 a todos!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá Renan.
    Fiquei muito feliz por receber um comentário seu. Não é todo o dia que recebemos no blog um comentário do próprio autor do livro. Tenho certeza que este será o primeiro de muitos sucessos na sua carreira como escritor. Não deixe de nos avisar sobre o processo de divulgação do livro pois vamos atualizando aqui. É muito legal saber um pouco sobre os bastidores do livro e creio que a justificativa foi mais do que válida. Se tiver algumas histórias curiosas sobre essa nova etapa da sua vida desde o lançamento do livro esse canal está de portas abertas.
    Que tenhamos um 2012 de muito sucesso.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Oi Francisco!
    Assim como a Camis, a primeira ideia que me passou pela cabeça ao ver a capa e título foi de um livro sobre assaltos, crimes e muita ação! Sua resenha deu vários esclarecimentos e deicou um gostinho de quero mais para ler o livro! Porém, acho difícil que eu (particularmente) encontre tempo para lê-lo! Infelizmente, com tantas obras maravilhosas para ler, tenho que priorizar meus gêneros favoritos! Adoro ler obras nacionais, mas acho que essa vai passar...

    Beijos
    Adriana - Mundo da Leitura

    ResponderExcluir
  11. Oi Adri.
    Entendo a sua posição, são tantos livros lançados quase que ao mesmo tempo tornando impossível a tarefa de ler todos. Neste casa nos guiamos mais pelo nosso gênero favorito.

    Beijos pra você.
    Francisco.

    ResponderExcluir