segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O senhor dos Anéis versus A Guerra dos Tronos





   Só para situar vocês meus queridos leitores, essa não é uma análise do livro e sim um aparte sobre as comparações que estão sendo feitas entre estes magníficos livros de literatura fantástica.  
   Muitos são aqueles que estão comparando A Guerra dos Tronos com O Senhor dos Anéis, em minha opinião a comparação não pode existir. Os dois livros têm algumas semelhanças, mas não passa disso.
   Existe uma corrente que visa provar de qualquer forma que A Guerra dos Tronos é melhor que a Guerra do Anel. Para isso, eles se esquecem de levar em consideração que o livro de Tolkien foi escrito em outro tempo e marcou época com sua narrativa esplendorosa e rica em descrições de um mundo vasto, que hoje domina o imaginário de muita gente.

   A Guerra dos tronos é inegavelmente um livro fora de série, o texto é maravilhoso e os personagens são de primeira linha. Vale muito à pena ler essa coleção que no Brasil já está chegando ao terceiro volume. Ainda mais com a série da HBO que foi feita de forma impecável.  A fotografia está perfeita de verdade. Com o advento da série, o livro vai se tornar muito popular, pois tenho certeza que alguma TV aberta do Brasil vai comprar os direitos e reproduzir. Mas não deixe de ler, pois mesmo sendo uma serie e não um filme, o volume de texto é muito grande e sempre algo importante fica de fora.


   Existe um post da revista Veja sobre o tema.  (clique no link para ler a matéria) Comparações infelizes na minha opinião.
   Independente da discussão a respeito de um livro ser melhor que o outro, o que vale lembrar é que os dois são gigantes da literatura mundial e se você não os ler dificilmente terá critérios para falar sobre um ou outro. A menos que você seja um daqueles que lê apenas um e diz que ele é melhor que todos os outros livros existentes.
   Não se esqueça: O inverno está chegando.

8 comentários:

  1. Excelente. Eu nao li nenhum dos 2, mas gostei mais da série baseada nos livros do Martin do que dos filmes que tambem nao deixam de ser obras-primas. A questão vai mais por fantasia. Acredito que Game Of Thrones, tem uma parte mais humana se comparada com o clássico de Tolkien.

    ResponderExcluir
  2. Também gostei muito da Série meu caro Leonardo. Mas não deixe de ler os livros pois o conteúdo de ambos é enorme em relação às suas respectivas séries/filmes.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, qnto livro na foto, adooorei, vc é dos meus! hahahaha

    Entao.. eu ainda nao li nenhuma nem outra serie, entao só vou ficar lendo as opinioes por enquanto hehehe

    Beijos
    Rapha -Doce Encanto

    ResponderExcluir
  4. Olha Rapha, Os que aparecem na foto são só a metade da coleção. Espero poder ter alguns milhares de livros em minha coleção até o fim da vida.
    Beijos pra Você.

    ResponderExcluir
  5. Pois é... não entendo essa mania das pessoas em ficar comparando livros! E daí se existem semelhanças? E quem é que pode dizer qual história é melhor? No fundo, isso não passa de uma jogada de marketing, uma tentativa de fazer com que as pessoas leiam ambas as histórias para decidirem qual é melhor!!
    Beijos
    Camila - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  6. Mila,
    Concordo plenamente. Aliás, os livros foram escritos em tempos diferentes seus autores sofreram influências diferentes. Não dá pra comparar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Concordo com você.
    Aliás, estava fazendo uma pesquisa na internet sobre essa questão(foi assim que encontrei o seu blog) antes postar no meu blog um texto semelhante.

    São livros com estruturas muito distintas para que se possa traçar um paralelo ou dizer qual é melhor ou pior.

    ResponderExcluir
  8. Pois é Fernando,
    Li o texto no seu blog e concordo quanto a questão do gosto. Isso tudo vai depender da bagagem cultural de cada leitor. Uns vão gostar mais de um do que do outro mas é tudo muito pessoal.
    Abraço!

    ResponderExcluir